Powered By Blogger

terça-feira, 10 de junho de 2008

Aprenda a jogar Sudoku

Sudoku é um jogo de raciocínio e lógica. Apesar de ser bastante simples, é divertido e viciante.
Cada jogo dura de 10 a 40 minutos, dependendo do nível de dificuldade e da experìência do jogador.

Objetivo
O objetivo do jogo é completar todos os quadrados utilizando números de 1 a 9. Para completá-los, seguiremos a seguinte regra: Não podem haver números repetidos nas linhas horizontais e verticais, assim como nos quadrados grandes.
Níveis de dificuldade
Ao iniciar um jogo, você poderá escolher entre 3 níveis de dificuldade: fácil, medio, difícil. A principal diferença destes niveis está na quantidade de quadrados preenchidos e na disposição dos números. De modo que no nível difícil, por exemplo, você terá que analisar a disposição dos números de uma maneira mais global para poder encontrar os números que restam.
O jogo
Analisando uma jogada errada
Após fazer uma jogada, há a possibilidade de verificar se ela foi correta ou não clicando no botão "Como estou indo?". Se a jogada estiver incorreta, o local da jogada ficara em vermelho indicando o erro. Veja as imagens que apresentam os possiveis erros:
Número repetido em um quadrado grande:
Número repetido na linha vertical:
Número repetido na linha horizontal:
Dicas
No começo do jogo, busque o número que está presente em maior quantidade e verifique as possíveis jogadas com ele, como no exemplo a seguir, em que estamos procurando possíveis locais para colocar o número "6":
Esses possíveis lugares foram encontrados eliminando-se as linhas e colunas aonde o "6" não pode aparecer. Se você não conseguiu imaginar isso, preste atenção na imagem seguinte onde os riscos vermelhos eliminam as possibilidades do "6" aparecer:
Após verificar as jogadas, coloque o número no(s) local(ais) onde existe apenas uma possibilidade.
Repare que agora, podemos "matar" mais um "6". Preste atenção no "6" colocado em verde escuro.
Conclusão
É claro que o tutorial que você acabou de ler é muito básico e a maneira mais fácil de aprender a jogar é jogando! Por isso, não perca tempo e vá jogar Sudoku.

Nenhum comentário: